Após longa ausência, é tempo de colocar uns novos posts, começando por fazer uma breve análise à minha nova aquisição: o novíssimo e recentemente lançado no mercado HTC S710.
Um smartphone com um processador Texas Instruments OMAP 850 de 201 MHz, 64 MB RAM e 128 MB ROM para armazenamento de dados, cujo sistema operativo é o também novo Windows Mobile 6 Standard. Além destas características, há que fazer também referência ao ecrã QVGA de 2,4", quadriband, bluetooth, wi-fi e camâra de 2Mpixels. De referir ainda que possui um slot para cartões de memória MicroSD. Quanto a 3G, nada feito porque não traz uma 2ª camâra para chamadas de videoconferência, sendo por isso um dispositivo 2,5G, mas na minha opinião isso não tem grande importância pois também não seria uma funcionalidade com muito uso.
Fazendo uma brevíssima análise ao smartphone propriamente dito, digamos que superou as espectativas: além de ter um design bastante atraente, existe ainda a particularidade de possuir um teclado QWERTY que passa despercebido por quem quer que não conheça bem o aparelho, sendo assim uma característica nunca antes vista num telemóvel com este tamanho e peso (50 x 101.5 x 17.7 mm e 120g).
Quanto a funcionalidades, isso é coisa que não falta...como se costuma dizer: só lhe falta saber tirar cafés e saber fazer pipocas ;P Além das habituais aplicações (software de gestão de mails/sms's/mms's, e da lista telefónica, que neste caso é altamente personalizável e sincronizável com o Outlook), trás ainda um conjunto de aplicações do Office Mobile (Word, Excel e PowerPoint, além de uma versão mobile do Adobe PDF Reader), gestão e partilha de ligações à internet, 2 jogos, 1 deles o já famoso Solitaire, variadíssimos toques, sendo possível adicionar mais, em formato WAV, MP3, WMA ou midi. Trás ainda uma versão mobile do Windows Media Player 10, para podermos ouvir as nossas músicas ou ver os videos capturados com a camâra de 2 MPixels, que tira fotografias de excelente qualidade. Quem por acaso tiver um dispositivo com o Windows Mobile 5, poderá usar a maior parte das aplicações no novo sistema operativo, já que a maior parte é compatível. Não trás GPS, mas usando o Google Maps, o GPS torna-se quase dispensável, porque esse pequeno programa faz o serviço todo. O acesso wireless também é fenomenal, sendo que, pessoalmente lhe dou enorme uso quando estou na faculdade e pretendo aceder à internet sem ser necessário ter um PC para o fazer, sendo uma funcionalidade útil também nos inúmeros hot-spots existentes no país.
A personalização do ecrã principal, denominado de Homescreen também é possível, mas se realmente quisermos tê-lo ao nosso gosto, é necessário ter alguns conhecimentos sobre XML, já que a organização e atribuição de valores e propriedades às várias "parcelas" que compõem o ecrã são feitas através dum ficheiro XML existente numa determinada pasta, sendo para isso necessário saber que valores alterar e "o que meter e onde meter". Por acaso eu já criei um ecrã personalizado, com o Fizz Weather Plugin, que dá a previsão do tempo para uma determinada localidade, e coloca no ecrã a previsão para os próximos 4 dias; o ecrã por mim personalizado contém ainda o Batery Pack Pro plugin, que, além de colocar no topo uma lista com os icones das aplicações que mais usamos, coloca ainda uma série de informações acerca da percentagem de carga na bateria, memória usada e espaço de armazenamento usado. Abaixo coloco um screenshot do ecra por mim criado, screenshot esse tirado com a aplicação smarttoolkit, uma barra que altera o "menu Iniciar" do smartphone, contendo ainda outras características.
Mais informações: link1, link2, link3, link4, link5

Sem comentários:
Enviar um comentário